Como Organizar um Casamento

como organizar um casamento - riosluz

Como organizar um casamento. Veja neste artigo todas as dicas indispensáveis para você montar seu grande dia com estilo e alegria

Hoje é dia de manual para as noivinhas

No tão esperado dia do seu casamento, você só tem que dizer sim e aproveitar o momento, nada de ficar preocupada se a comida ta boa ou se os padrinhos estão na ordem certa para entrar na cerimônia.

E para que você esteja relaxada, basta planejar tudo com antecedência e do jeito certo.  Eu sei que depois do noivado, quando você realmente decide marcar a data do casamento, os cabelos começam a ficar em pé e não se sabe nem por onde começar, não é mesmo?

Mas calma, mulher. Você está no lugar certo e eu to aqui pra te ajudar com um guia completo de como organizar o seu casamento sem passar estresse. Vem conferir!

Estilo do casamento

O primeiro passo é sentar com o noivo e decidir como será a cerimônia dos sonhos.

Vocês devem optar entre fazer a cerimônia religiosa em um lugar e a festa em outro ou os dois no mesmo ambiente, decidir qual superior religioso vai ministrar o evento, se ele vai ser realizado a noite ou de dia, em lugar aberto ou fechado e quantos serão os convidados.

Tudo pautado no orçamento máximo que vocês têm para que o evento seja realizado, assim você não vai ficar no negativo.

Lista de convidados

A base para a escolha da maior parte dos detalhes cerimoniais do seu casamento vai depender desse fator aqui. É importante não esquecer ninguém e deixar uma folga no número de convidados para que o evento consiga suportar os que ainda possam vir a surgir até a data marcada.

Por exemplo, se a sua lista deu 200 convidados, trabalhe em cima do número 250 para não ser pega de surpresa.

Escolha do dia do casamento

Agora é hora de marcar a data do casamento, esse vai ser o seu foco e tudo que você vai fazer a partir desse momento vai ser pautado em função dessa data, por isso é muito importante que ela seja decidida inicialmente.

O ideal é que seja marcada com um ano de antecedência para que a noiva tenha tranqüilos 365 dias para organizar a cerimônia.

A data escolhida pode ser uma especial para o casal, mas também deve se basear naqueles quesitos que você decidiu lá no inicio junto com o companheiro, tudo tem que está em concordância com o estilo de evento que você quer ter, se a escolha dos noivos foi fazer a festa ao ar livre, deve-se optar por marcar a data em uma estação mais quente, onde há menores chances de chuva. E mais, não esqueça de se atentar ao dia da semana que essa data irá cair.

Escolha do local do casamento

Sítios, praias ou casa de festas. Dependendo do estilo de casamento escolhido, essa é à hora de partir para a escolha do local do evento.

Faça uma lista com opções que cheguem perto do que você deseja e saia visitando uma por uma, se atente a todos os detalhes.

Disposição do espaço para a quantidade de convidados, acessibilidade, espaço coberto para possível chuva, preço e serviços oferecidos. Faça uma listinha antes das visitas para não se esquecer de questionar sobre nenhum detalhe importante.

Fotografia

Pronto! Escolhido a data e reservado o local, é hora de se preocupar em como eternizar o seu momento para sempre. A escolha da equipe de fotografia é muito delicada, procure escolher quem já é especializado no segmento cerimonial.

Avalie trabalhos antigos e ouça referências. Após a escolha do profissional é só sentar com ele e decidirem juntos qual direção seguir, é importante falar o que você deseja, mas também não deixe de ouvir quem já tem experiência na área, quem sabe você não agrega ainda mais ao evento?

Padrinhos

Em um momento tão especial para o casal é natural que eles queiram pessoas importantes o mais perto possível, não é mesmo? É necessário escolher os padrinhos antecipadamente para deixá-los avisados sobre o comprometimento em comparecer no dia.

Eu sei que essa é uma hora complicada porque você não sabe quantas nem quem escolher. O número é por sua conta, pode ser duas, mas também pode ser dez.

O recomendado é que não seja demais para que sua cerimônia não fique longa e cansativa. E sobre quem escolher, opte por pessoas especiais para o casal, aqueles que de alguma forma foram responsáveis pela união de vocês, que estiveram a postos em momentos difíceis e os que estão sempre presentes.

Buffet

Com uns dez meses de antecedência é hora de se preocupar com o cardápio da recepção. Escolha qual tipo de comida você vai querer servir e pesquise sobre as empresas que oferecem esse serviço.

Visite, converse com responsáveis, ouça referências e experimente. Procure deixar a escolha definida o quanto antes. O mesmo vale para o bolo e os doces.

Vestido  

A escolha do vestido não é uma tarefa fácil, as noivinhas costumam exigir bastante na hora da escolha. Por isso, é importante começar bem cedo.

Se o vestido for alugado, comece a procurar, se o achar logo já deixe tudo reservado para que não haja imprevistos e se você não se agradar por nada logo de cara não se preocupa, mulher. O bom de começar cedo é que você tem tempo de sobra pra ir atrás do vestido ideal.

Já para as que vão preferir fazer o seu vestido, podem começar a ir atrás de quem vai ser a mão de obra e qual modelo do seu agrado, e até chegar a data você vai conseguir provar muito e modificar até a perfeição. Ah, e não se esqueça da roupa do noivo, e claro, da lingerie.

Ah, e claro que você não pode esquecer das suas semijoias folheadas. Escolha o brinco da moda que mais combina, o acessório é parte essencial para que você fique linda em todos os sentidos.

Decoração

Agora é hora de falar, mulher! Ao escolher a responsável pela decoração seja mais clara possível com ela e fale exatamente tudo que você pensa e quer para o grande dia, seja detalhada.

Procure referencias e mostre-a, ouça opiniões e procure sempre estar presente na escolha de cada detalhe, lembrem-se que esse é um dia muito importante para o casal, os convidados devem se sentir a vontade e a festa tem que dizer muito sobre vocês. Lembre-se da iluminação e dos móveis. Não há regras nessa etapa, tudo vai depender de você.

Atrações

Banda ou DJ?

Pense no que você vai querer de entretenimento na sua festa e corra atrás. Se a data cai em um final de semana, principalmente, esses profissionais sempre têm a agenda cheia nesse período então é bom se adiantar e garantir sua atração preferida.

É com essa equipe que você vai escolher as musicas que não podem faltar no grande dia, e aquelas que você não quer de jeito nenhum. Pode começar com que estilo musical? E terminar com o que? Que horas o funk está liberado?

Convites

O convite é o primeiro contato do convidado com o seu casamento, é com isso que eles vão entender o estilo do seu momento, ele faz nascer no convidado a vontade de ir à cerimônia, então você deve caprichar nessa etapa e deixar tudo a sua cara.

Pelo convite as pessoas sentem o clima do evento e existem milhões de possibilidades para te agradar, desde o clássico até o mais ousado. Prefira começar a distribuir os convites oficiais dois meses antes da cerimônia.

Roupa das madrinhas e padrinhos

Decida se as madrinhas vão usar a mesma roupa ou cor e as informe, o mesmo vale para as mães e as daminhas. Comunicação é tudo e nada de deixar para cima da hora, seja clara e antecipada para evitar confusões.

Documentação

Se atente a quais documentações são necessárias para o casamento civil, providencie e identifique se tudo está em boa condição de uso. Se sim, reserve-os em um local fácil. Se não, você ainda tem tempo de correr atrás para regularizar.

Lua de mel

Escolha o local, analise qual a melhor data de viagem após o casamento e quantos dias desejam ficar no local. Separe hotel, transporte e o dinheiro para os gastos, lembre que tudo que não queremos são imprevistos desagradáveis.

Buquê, acessórios da noiva e maquiagem  

Essa é a sua hora, mulher! Aqui a escolha é total e exclusiva sua. Aqui no blog tem várias dicas de acessórios, corre e dá uma olhadinha antes de escolher o melhor para você, posso adiantar que pérolas são uma excelente opção.

As flores do buquê condizem muito com o seu vestido, tudo tem que estar harmônico, e nesse dia tão especial vale muito aquela nossa regrinha, menos é sempre mais. Na parte de maquiagem do dia, pesquise muito antes e teste diversas possibilidades para o grande dia, escolha um profissional de qualidade e que entenda qual o seu desejo.

Carro da noiva

A ida para a cerimônia é um momento de ansiedade, mulher. Pense bem em quem vai te conduzir e acompanhar nesse momento tão especial, se o carro usado vai ser o seu ou algum alugado, se quem vai conduzir o veículo é alguém conhecido ou você vai ter que contratar. Tudo tem que ser bem pensado.

Uma semana antes

É importante que seja definido o roteiro do casamento de forma muito detalhada juntamente com os padrinhos, pagens e mães dos noivos para que tudo saia certinho no tão esperado dia.

Confirme o pagamento de todos os fornecedores para que nenhum te deixe na mão. Prepare a mala da lua de mel, separe tudo que vai ser usado no dia, lembre ao noivo das alianças e descanse. Essa é a hora de delegar funções, peça para não passarem nada para você, agora começou a sua hora de curtir.

O grande dia

Agora é só curtir o dia de princesa, mulher! Durma, não pule refeições e fique ao lado de quem ama. Uma super dica é, não querer mudar de ideia na hora, isso acontece muito na hora da maquiagem, então mantenha a sua escolha inicial.

A regra é só se divertir, se permita! Lembre que você sonhou muito com esse momento, se esforçou muito para organizar ele do seu jeito, e agora o momento é todo seu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *